Bem Vindo ao ÐeeÞ Musik
Este Blog foi idealizado para proporcionar aos visitantes que valorizam a música o prazer de ouví-las, bastando clicar nos links contidos em cada postagem. Escolha seu artista ou banda preferida nos marcadores ao lado direito e bom divertimento!

Bukka White



Bukka White (1909 - 1977) cujo nome verdadeiro é Booker T. Washington White nasceu em Houston, Mississippi, não Houston, Texas. Ele começou a tocar o violino de seu pai, mas a vontade era tocar uma guitarra, mas a avó opunha-se que fosse tocada dentro de casa qualquer música do diabo, mesmo assim, o pai lhe comprou um violão. Aos 14 anos foi morar com o tio e passou a tocar guitarra para atrair as mulheres. Em algum lugarm em alguma época, Bukka entrou em contato com a lenda do blues do Delta, Charley Patton, que sem dúvida nenhuma foi capaz de dar a Bukka White instruções sobre como melhorar suas habilidades em ambas as áreas de atuação. Além da música, White seguiu a carreira no esporte, jogando beisebol na Liga dos Jogadores Negros e, durante algum tempo, foi boxeador. Suas primeiras gravações, em 1930, foram com o nome Washington White. Como a Grande Depressão não conseguiu mais gravar. Quando ia para Chicago à convite do compositor e guitarrista Big Bill Broonzy se envolveu em uma briga e atirou contra um homem em defesa própria, Enquanto aguardava julgamento fugiu para Chicago, gravando dois lados de um disco antes de ser preso e enviado de volta para o Mississipi onde foi condenado a três anos em ‘Parchman Farm’. Enquanto cumpria a pena, um dos registros, ‘Shake 'Em On Down’, se tornou um hit.

Depois de ganhar a liberdade em 1940, ele retornou para Chicago. Entre as canções que gravou nessa ocasião estão os eternos clássicos do blues do Delta: ‘Parchman Farm Blues’, ‘Good Gin Blues’, ‘Bukka's Jitterbug Swing’ e ‘Fixin' to Die Blues’. Então Bukka White desapareceu da cena musical para trabalhar na fábrica em Memphis durante a Segunda Guerra Mundial. Bukka renasceu quando Bob Dylan gravou ‘Fixin' to Die Blues’, em 1961, no seu álbum de estréia. E era sucesso nos circuitos dos festivais da década de 60. Nos anos 70, porém, Bukka White não pôde deixar de ficar um pouco entediado com seu status de celebridade como um bluesman acústico e teria gostado de ter tocado uma guitarra elétrica com seu velho conhecido Chester Burnett, conhecido como Howlin' Wolf, assim como o seu próprio primo BB King, já estava fazendo sucesso por anos com a sua guitarra elétrica. Por outro lado, ele só precisou olhar para o que aconteceu com a carreira do seu amigo Bob Dylan para uma lição sobre o que acontece com os artistas ‘folk blues’ que tentam ir para o elétrico. E assim, Bukka White esteve nos circuitos dos festivais até o fim de seus dias.

--------------------    ÐeeÞ Mµsik ßlµes    --------------------



--------------------    ÐeeÞ Mµsik ßlµes    --------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário