
O Festival de Jazz de Monterey é o maior festival de jazz ao ar livre em execução no mundo. Realizado a cada setembro na bela Monterey, Califórnia, a idéia do festival começou quando em 1956, Jimmy Lions, um locutor de rádio de jazz em San Francisco, e seu colega, o jornalista, escritor e crítico de jazz Ralph J. Gleason quiseram criar um festival alternativo, em um cenário silvestre, com os melhores do jazz em todo o mundo, a ser realizar no ambiente tranquilo da costeira Monterey. Os amantes do jazz de San Francisco não escondiam as suas dúvidas quando ouviam dizer que o promotor Jimmy Lions estaria preparando um festival de jazz para ter lugar em Monterey. Seria possível realizar naquela sonolenta e pacata cidade californiana um evento capaz de rivalizar com o de Newport, em Rhode Island, organizado por George Wein e inaugurado quatro anos antes? Lions, ajudado por Ralph J. Gleason e por um punhado de músicos e empresários locais, provou que sim. A idéia era que Monterey se firmasse como um contraponto a Newport, apostando em trunfos como a apresentação de novos músicos e de novas formações.
E este tem sido o local do festival desde a sua criação em 3 de outubro de 1958, há mais de meio século e quatro anos após o Festival de Jazz de Newport. Graças a dezenas de pequenas contribuições de empresas locais, o primeiro Festival de Jazz de Monterey conseguiu reunir notáveis como Dave Brubeck, Billie Holiday, Louis Armstrong, Dizzy Gillespie, Sonny Rollins, Max Roach, Gerry Mulligan e muitos mais. Dave Brubeck foi fundamental para conseguir a aprovação da cidade para o primeiro festival em 1958. Jimmy Lions trouxe Brubeck para Monterey para se apresentar para o conselho da cidade para persuadi-los a permitir que o festival ocorresse. Ele já se apresentou no Festival de 14 vezes desde então, o que inclui sua aparição em 2008, data em que o festival de jazz completou 50 anos de existência.
Desde então, ano após ano, Monterey cimentou a sua posição no panorama dos festivais norte-americanos, sendo hoje um dos mais prestigiados eventos jazzísticos nos Estados Unidos. A arena foi também o local do lendário Monterey Pop Festival de 1967, inspirado por seus organizadores ao visitar o Festival de Jazz em 1966. Desde 1992 o gerente-geral é Tim Jackson, e há quinze anos o célebre ator e cineasta Clint Eastwood é um dos diretores do evento. O festival é realizado anualmente na terceira semana de setembro. Mais de 500 artistas se apresentam em nove palcos espalhados pelos campos, e além da música o MJF traz debates sobre jazz, workshops, exibições, clínicas, comidas típicas internacionais, compras e atividades espalhadas em torno dos 20 acres de Monterey Fairgrounds. O Festival de Jazz de Monterey é uma organização sem fins lucrativos e doa seus recursos para a educação musical desde a sua criação. Desde 1958, através de seus programas de educação abrangente, o festival tem ajudado a perpetuar o jazz e a educar as pessoas sobre a música da América. Investe 500 mil dólares por ano para apoiar às necessidades musicais de milhares de estudantes nos níveis local, estadual e nacional.
CD - 01
01-For All We Know
02-Fine And Mellow
03-Blueport
04-Blue Daniel
05-Straight No Chaser
06-Chelsea Bridge
07-Dont Let It Happen Here
08-Younger Than Springtime
09-I Wish I Knew
10-Manteca
CD - 02
01-Round Midnight
02-Up With The Lark
03-Tribute To Ralph Gleason
04-Along Came Betty
05-Fried Bananas
06-What Are You Doing The Rest Of Your Life
07-Little Sunflower
CD - 03
01-My Shining Hour
02-Ive Got The World On A String
03-Keep Hold Of Yourself
04-I Loves You Porgy
05-Home Fries
06-Cantaloupe Island
07-Think Of One
Nenhum comentário:
Postar um comentário