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The Allman Brothers Band - Discografia



Os irmãos Duane e Gregg Allman cresceram em Daytona Beach, Flórida, e faziam shows desde o início de 1960. Eles formaram uma banda de garagem chamada The Escorts em 1963, que evoluiu para o Allman Joys em 1965. A partir daí, os irmãos formaram o The Hour Glass e se mudaram para Los Angeles. The Hour Glass lançou dois álbuns pela Liberty Records em 1967 e 1968, ambos foram um fiasco. Todos os integrantes da banda foram liberados do contrato, exceto Gregg, pois a Liberty pensou que poderia ter algum potencial comercial.

Gregg e Duane conheceram Butch Trucks e sua banda, The 31st of February, enquanto excursionavam com o Allman Joys, e decidiram gravar um álbum com eles em setembro de 1968, logo após o fim do The Hour Glass. Na verdade, o álbum nunca foi concluído, pois a banda se separou logo depois do início das gravações. Este álbum foi lançado como "Duane & Greg Allman" pela gravadora Bold em 1972.

Duane Allman se tornou o guitarrista no FAME Studios em Muscle Shoals, Alabama, gravou com Aretha Franklin, Curtis King, Percy Sledge, e outros.Duane Allman começou a tocar com Dickey Betts, Butch Trucks e Berry Oakley em Jacksonville. Eddie Hinton, com quem Duane Allman havia tocado em Muscle Shoals, foi chamado para assumir a guitarra, mas se recusou, a fim de se juntar à banda de estúdio Muscle Shoals. Duane trouxe Jaimoe, um baterista com quem havia tocado no passado. Gregg Allman, ainda estava cumprindo seu cumprindo seu contrato em Los Angeles, mas logo após o seu término, ele foi convocado novamente a Jacksonville.

Assim, em 1969, nascia o Allman Brothers Band com Gregg Allman (vocais, orgão), Duane Allman (guitarra), Dickey Betts (guitarra e vocais), Berry Oakley (baixo), Butch Trucks (bateria) e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson (bateria).

O Allman Brothers Band tocou inúmeras vez no sul dos EUA antes de lançar seu álbum de estréia, "The Allman Brothers Band", aclamado pela crítica em 1969, mas que não resultou em boas vendas. É caracterizado pelas longas jam session, como em "Whipping Post". Uma legião de fãs começou a ser formada após o lançamento deste álbum. Bruce Eder em seu review para o AllMusic disse:

"Este poderia ser o melhor álbum de estréia já entregue por uma banda de blues americano, um corajoso, poderoso, com arestas sólidaso, blues elétrico com um ambiente nativo do sul. Alguns elementos remanescentes da era psicodélica, em seguida, chegando ao fim pode ser encontrado em "Dreams", juntamente com o modelo para o grupo no palco com "Whipping Post" e um sólido cover de Muddy Waters, "Trouble No More". Não há uma música ruim aqui, e só o fato de que o grupo foi ainda melhor na próxima vez mantém essa de ficar a mais alta classificação possível."

"Idlewild South" foi lançado em 1970, tornando-se um sucesso de vendas e critica, alcançando a 38° colocação na Billboard 200. Com a produção à cargo de Tom Dowd, o álbum contém um trio de canções clássicas: "Don't Keep Me Wonderin'", "Midnight Rider" e "In Memory of Elizabeth Reed". Bruce Eder em seu review para o AllMusic disse:

"O melhor álbum de estúdio da história do grupo, blues elétrico com uma textura acústica, virtuoso lead, slide, e tocando órgão, e uma seleção assassina de músicas, incluindo "Midnight Rider", "Revival", "Don't Keep Me Wonderin'" e "In Memory of Elizabeth Reed", em sua versão embrionária de estúdio, que é bastante impressionante, mesmo em apenas seis minutos e mudança. Eles também fazem a melhor cobertura branca de "Hoochie Coochie Man" de Willie Dixon que alguém está propenso a ouvir."

Após completar o "Idlewild South", Duane Allman se juntou ao Derek and the Dominos para gravar o clássico "Layla and Other Assorted Love Songs".

Nos dias 3 e 5 de julho o Allman Brothers tocou no segundo Atlanta International Pop Festival, eles iriam tocar na primeira edição em 1969, mas o promotor que os levou para o festival, não tinha nenhuma autorização por parte do festival para isso. A edição de 1970 contou com uma constelação de estrelas: The Allman Brothers Band, Jethro Tull, Terry Reid, B.B. King, Procol Harum, Jimi Hendrix, Chambers Brothers, Poco, Grand Funk Railroad, Ravi Shankar, Ten Years After, Johnny Winter, John Sebastian, Mountain e Spirit.

A apresentação do Allman Brothers no Atlanta International Pop Festival de 1970, foi lançado em 2003 como um CD duplo, "Live at the Atlanta International Pop Festival: July 3 & 5, 1970", e é mais um ótimo registro da banda com a sua formação original.

1971 foi o ano de lançamento de um álbum ao vivo lendário. "At Fillmore East" foi gravado na sexta-feira e sábado, 12 e 13 de março daquele ano, no lendário Fillmore East. O álbum dura cerca de 77 minutos, porém tem apenas 7 faixas. A música, como um todo, é ao mesmo tempo tão introspectiva quanto potente. Tal potência, porém, avança junto ao decorrer do show. Parece que tudo é arquitetado como um aquecimento preparatório para as duas últimas canções. O álbum mesmo é excelente do começo ao fim, mas os grandes destaques ficam para "In Memory Of Elizabeth Reed" e "Whipping Post".

"At Fillmore East" deu ao Allman Brothers a atenção que eles precisavam, o álbum foi um verdadeiro sucesso, tanto de críticas como de vendas o álbum alcançou a 13° colocação na Billboard Pop Albuns e já vendeu mais de 1 milhão de cópias só nos EUA. Recentemente foi classificado como o 49° melhor álbum de todos os tempos pela revista Rolling Stone.Na apresentação do álbum na lista da Rolling Stone, está escrito algo que é quase impossível de se negar:

Embora este álbum duplo é um testemunho inigualável das habilidades de improviso do Allman Brothers, é também uma evidência de como eles estavam conectados com a multidão do Fillmore East de Nova York, e com a energia recíproca, deu à luz ao maior LP duplo ao vivo do rock.

O show do Allman Brothers foi o último antes do fechamento do Fillmore East, em junho de 1971.

Após o lançamento do aclamado "At Filmore East", o Allman Brothers foi para o estúdio gravar um de seus álbuns mais clássicos. Na verdade o álbum não é completamente de estúdio, tendo 3 faixas gravadas no Filmore East em 1971. A parte de estúdio foi gravada no Criteria Studios, Miami, Flórida, entre os meses de setembro e dezembro de 1971.

Tudo estava acontecendo para que o álbum fosse um verdadeiro sucesso, a banda estava entrosada e era uma das mais requisitadas do circuito musical, sendo considerada uma das melhores ao vivo. Mas no dia 29 de outubro de 1971, uma sina do Southern Rock se iniciaria nesse dia, a da morte prematura de seus ídolos. Howard Duane Allman morreu nesse dia devido a um acidente de moto na cidade de Macon, Geórgia, aos 24 anos de idade. Nesse dia não morreu apenas o guitarrista do Allman Brothers ou o irmão de Gregg Allman, morreu um dos maiores talentos do instrumento mais adorado no "mundo" do Rock.

Duane se tornou uma lenda, que assim como Hendrix, Randy Rhoads e tantos outros que se foram prematuramente, deixou um legado que sobreviveu aos anos e influenciará guitarristas por muitos anos.

Nesse momento as gravações de "Eat a Pech" estavam quase no fim, mas o ocorrido foi fatal para a banda naquele momento. Os cinco membros restantes da banda decidiram se separar por algumas semanas. A dor pela perda de Duane era óbvia, principalmente por parte de Gregg, seu irmão mais velho, mas ainda assim os integrantes do Allman Brothers decidiram continuar, tornando "Eat a Peach" um tributo a Duane Allman. A banda decidiu preencer o vazio causado pela falta de Duane com a música, algo que ele dedicou sua vida. Dickey Betts

A Revista Rolling Stone diz em um de Seus Reviews:

"Às vezes tudo parece ser questão de sobrevivência e aprender a viver com a perda. Rock e blues perderam uma grande quantidade de pessoas nos últimos cinco anos, mas a morte de um artista que sempre diminui a música mais do que a morte de uma "estrela" e Duane Allman era um artista."

O álbum foi lançado no dia 12 de fevereiro de 1972 pela Capricorn Records. O álbum alcançou a 4° posição na Billboard 200 e já vendeu mais de 1 milhão de cópias só nos EUA.

É difícil identificar uma faixa ruim nesse álbum, todas são muito boas, mas "Ain't Wastin' Time No More", "Les Brers in A Minor", "Melissa", "Trouble No More" e "Blue Sky", se destacam.

O grupo fez alguns shows como uma banda de cinco homens, então decidiram adicionar Chuck Leavell, um pianista, mas sem, no entanto, substituindo diretamente Duane. Essa nova configuração, estreou em 2 de novembro de 1972, no programa de televisão ABC In Concert.

Integrantes

Atuais.

Jai Johanny "Jaimoe" Johanson: Bateria.
Marc Quiñones: Percussão.
Oteil Burbridge: Baixo.
Gregg Allman: Guitarra, Teclas.
Butch Trucks: Bateria.
Derek Trucks: Guitarra.
Warren Haynes: Vocais, Guitarra.

Ex-Integrantes

David Goldflies: Baixo.
Mike Lawler: Teclas.
Jack Pearson: Guitarra.
David Toler: Bateria.
Johnny Neel: Guitarra, Harmonica.
Duane Allman: Guitarra.
Berry Oakley: Baixo.
Dickey Betts: Vocais, Guitarra.
Chuck Leavell: Vocais, Teclas.
Lamar Williams: Baixo.
Dan Toler: Guitarra.
Allen Woody: Baixo.


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1968-Hour Glass





1969-The Allman Brothers Band





1970-Idlewild South





1971-At The Fillmore East





1972-Eat A Peach





1975-Win Lose Or Draw





1979-Enlightened Rogues





1980-Reach For The Sky





1981-Brothers Of The Road





1990-Seven Turns





1991-Shades Of Two Worlds





1992-Ramblin Man






1992-The Fillmore Concerts 





1994-Unplugged






1994-Where It All Begins





2003-Hittin The Note





2004-One Way Out





The Best Of





CD1


CD2


CD3


CD4



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